Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Informatização nas emissoras locais de TV


Ilha de edição da TV Cidade
TV NORTÃO/SBT

Alta Floresta/MT – Sistema brasileiro de televisão - Sbt, inaugurou sua primeira afiliada no Mato Grosso, no município de Alta Floresta,  em agosto de 1988. Nascia assim, a TV NORTÃO, um audacioso empreendimento dos empresários Lucas Coelho, José Laerte Rabecini e Luiz Carlos Rabecini.

Foram muitos anos de programação exibida através das super fitas VHS. Até hoje, um arquivo existente no prédio local da emissora, guarda em um significativo número de fitas, o registro de momentos históricos de Alta Floresta.

Eleições, shows de calouros, concurso de dança, música, desfile de escolas de samba, festa de aniversário, bailes, apresentações teatrais, cavalgada, Exposições Agropecuárias, acidentes, partidas de futebol, júri e festividades religiosas, entre tantos momentos diversos que marcaram  a Alta Floresta, de antes do computador, da tecnologia e da internet.

É possível acrescentar, diante do trabalho realizado ao longo dos anos, que TV NORTÃO é responsável pela formação de grande parte dos profissionais que ainda hoje atuam em outras emissoras, como master, apresentador, repórter, cabo men, entre outras funções necessárias para o funcionamento de um canal de TVApós treze anos de exibição de sua programação através das super fitas VHS, tendo como canal direto com os telespectadores, além das equipes de reportagem, apenas o telefone fixo,  3521 2661, que também funcionava como FAX, a TV NORTÃO, em 2001, moderniza o seu estúdio com computador e internet, e  assim, chega à era da Informatização.

Aos pouco,  saindo do disquete, passou por inúmeras transformações, se utilizando de inovações como CD, DVD, pen-draven, HD Externo, se adequando às influências tecnológicas/internet, se integrou ao uso do MSN, e-mail, às redes sociais, celular, entre outros recursos possíveis, facilitando a inteiração com o telespectador. A TV NORTÃO, nos últimos tempos,  não apresenta  programação local.

TV CIDADE/Rede TV:

A Rede TV teve seu início em Alta Floresta,  em junho de 2012, através da TV NATIVA. Em junho de 2013, passou ser dirigida pelo empresário José Lucio Junqueira, com o nome de TV CIDADE.

Desde sua implantação, se utiliza das tecnologias disponíveis para a nossa região, tais como Informática, Internet e computador, em sua ilha de edição.

Toda a programação da emissora, tais como telejornais e programas de entretenimento, se utilizam do e-mail, celulares e redes sociais, para contato com o público.

Entre as redes sociais mais acessadas, destacam-se o facebook e o wat zap, através dos quais muitas pessoas passam informações de  fatos que acontecem na cidade, como acidentes, por exemplo.

A internet, entre outras atividades, é bastante usada para baixar VT's de comerciais, tanto de anunciantes locais quanto de clientes dos municípios vizinhos.


TV NATIVA/ RECORD

No início dos anos 90, Alta Floresta recebia os primeiros sinais de televisão local. Era um momento histórico, pois a partir daquela inovação a população passa a ter transmitidas notícias da cidade todos os dias através do Jornal da TV Bandeirantes, que tinha como um dos seus proprietários Samuel Machado.

Filmadora pequenas, as conhecidas ‘tec-toy’ eram os equipamentos mais usados na ocasião com fitas k-7 tendo rolos com capacidade para filmar pelo menos uma hora cada. Na ilha de edição, videocassete simples e outros equipamentos para Alta Floresta avançados e que para os grandes centros, já estavam ultrapassados. Alguns anos mais tarde o Sinal Bandeirantes passa a ser Manchete e o proprietário da emissora é o futuro prefeito de Alta Floresta Robson Silva, em 1993.

Sem internet, a emissora para receber a programação nacional só mesmo via geração durante a madrugada quando se deixava os transmissores ligados num momento em que a matriz em São Paulo transmitia como as filiadas poderiam se organizar. Mas em relação a material publicado, muitas vezes chegavam por malotes, via ônibus ou se era apenas algum documento, se não fosse via carta, seria por fax.

A TV Manchete depois fechou as programações locais, e o M mais conhecido do país no que diz a rede de televisão também foi extinto. Mas em Alta Floresta a empresa televisiva, aliás, a estrutura ficou. Mas com o transmissor apenas ligado e uma ilha de edição funcionando basicamente o máster ou soltura de comerciais.

Anos se passaram e novamente o sinal é mudado. Chegou a Record. E com a ex repórter do SBT Vera Lucia Martins Cardoso a frente, começaram os investimento os em novos equipamentos como ilha de edição mais nova, filmadoras já digitais e dvds, entre outros aparelhos já digitais.  As velhas fitas deram lugar à mini dv e depois cartões. Na era da internet, tudo ficou mais ágil, imediato. Na atualidade, a TV Nativa Record vive seus melhor momento, sempre inovando de acordo com a necessidade de mercado. Hoje além de TV local, é produtora e conta com uma grande estrutura funcional e de profissionais.


Acadêmicos: Arão Leite de Carvalho, Daiane, Dionéia Conceição Martins, Flávia Bulhões Buchmann e Maria do P. Socorro M. das Neves

0 comentários:

Postar um comentário