Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

A influencia da evolução tecnológica no jornalismo

A evolução tecnológica tem proporcionado facilidade aos cidadãos, seja em suas atividades no dia-a-dia, ou em sua vida profissional. Diversas profissões sofreram alterações por conta dessas mudanças. Uma das profissões mais influenciadas foi a jornalística. Do computador ao computador portátil e, nos últimos anos, a evolução dos aparelhos celulares que possuem, além das ferramentas de telefonia, as ferramentas de navegação na internet. Os aplicativos se tornam mais específicos e mais comuns para quem quer ficar informado e por dentro das redes sociais em qualquer lugar do mundo.

Para acessar, basta um toque na tela que o mundo aparece diante de suas mãos. A internet móvel tem recursos simples de navegação, que suporta navegação baseada em protocolos como o WAP (Wireless Application Protocol). Desde que lançada, no final dos anos 90, a mídia e o jornalismo aderiram à tendência, transmitindo conteúdos e usufruindo da tecnologia para ampliar seus trabalhos. A chamada ‘imprensa móvel’ é destaque no mundo e surgiu a partir de quando essa onda de aparelhos móveis começou a surgir no mercado consumidor. Os meios de comunicação desenvolvem estratégias para que o usuário seja beneficiado, criam aplicativos e começam a publicaras notícias e os conteúdos editoriais.

O usuário tem a disponibilidade da imprensa móvel onde ele estiver e pode acessar as notícias postas em tempo real. As notícias são adaptadas em seu formato para atender os protocolos que serão divulgados (como wap, sms, mms), desta forma, é preciso que as empresas contratem profissionais que atendam cada um dos serviços separadamente. Um exemplo é o sms, do qual as notícias são em forma de título, curtas, com apenas uma frase.

Hoje em dia, os serviços mais utilizados são os aplicativos assinados pelos usuários para que se recebam a notícia através da internet dos celulares.

0 comentários:

Postar um comentário